Vigilância Epidemiológica alerta sobre a caxumba

A Vigilância Epidemiológica do Estado solicitou atenção especial das autoridades de saúde com relação à caxumba. O Estado de São Paulo registrou no primeiro semestre 842 confirmações da doença, o maior índice desde 2008. Em Rio Claro, a VE está atenta e considera o período bastante atípico com o registro de 29 casos no ano. Não há notificação de caxumba no município em 2015.

A caxumba é uma doença viral aguda cujos principais sintomas são febre e aumento das glândulas produtoras de saliva, especialmente a parótida (localizada na mandíbula). A transmissão ocorre quando se tem contato com uma pessoa doente, sete dias antes do aparecimento do inchaço da parótida e até oito dias depois.

“Este ano estamos diante do aumento de casos com surtos em ambientes  fechados (empresas, escolas, faculdades) sobretudo nas idades entre 10 a 29 anos”, informou a médica infectologista da Fundação de Saúde de Rio Claro, Susy Berbert.

Complicações

Apesar de benigna na maioria das vezes, a caxumba pode complicar, por exemplo causando orquíte (quando "desce" para os testículos) ou meningite (quando "sobe" para o sistema nervoso central).

“Havendo sintomas, deve-se procurar atendimento médico para orientações, verificação da necessidade da vacinação e um tratamento adequado”, explica a médica, destacando que  a prevenção através da vacina é fundamental para impedir a disseminação da doença.

Vacina

Para crianças e adolescentes de até 19 anos é importante verificar na caderneta de vacinação se existem duas doses da vacina contra caxumba anotadas, sob a sigla "SCR",  "Tríplice Viral " (vacina contra Sarampo/Caxumba/Rubéola) ou “Tetraviral” (vacina contra Sarampo/Caxumba/Rubéola/Varicela).  Nesta faixa de idade, duas doses são obrigatórias.

Para pessoas de 20 até 49 anos de idade deve haver pelo menos uma dose da vacina contra caxumba (SCR) anotada no cartão de vacina e se houver contato próximo com alguém com caxumba, são necessárias duas doses aplicadas. Pessoas acima de 49 anos geralmente tiveram contato com o vírus e já tem imunidade.